domingo, 11 de março de 2012

PLANEJAMENTO 2012

Planejamento Escolar do ano de 2012


Dias de Planejamento: 7, 8 e 9 de março de 2012.
Horário: 8:00 às 14:00 h
Dia: 07/03 – Equipe de PCOPS – Diretoria de Ensino de Guaratinguetá
Matemática: Laide Leni Lacerda Neves Molero Martins;
Educação Física:  Moacir Sant’Ana Guimarães;
Ciclo I: Ignez Maria dos Santos Silva.
Equipe de Supervisores: Acácio Alves de Oliveira e Leda Helena Galvão Oliveira Farias.

Dia: 08/03:
·        DVD – GRANDES EDUCADORES, Paulo Freire.
·        Apresentação do Calendário Escolar 2012
·         Devolutiva da Avaliação Final/2011 aos professores contemplando os seguintes itens:

1)      Análise Pedagógica:
A) As dificuldades didáticas/pedagógicas que foram pontuadas pelo professor na condução do processo de recuperação contínua/paralela;
B) Os projetos e sequências didáticas desenvolvidos na implementação do Programa Ler e Escrever (sucesso e dificuldade);
C)   HTPC e sua Organização: o aprendizado na formação continuada e quais conteúdos devem ser relançados para estudo;
D)  O destaque da atuação do professor: colocações sobre quais atividades realizaram com sucesso;
E)   Organização e registro do cotidiano do professor: seus avanços e sobre o que precisa melhorar quanto Planos de Aula, Diário de Classe, Rotina, Registro das Pautas de HTPCs, Roda de Leitores, Roda de Jornal, Leitura em voz alta, Avaliações bimestrais; Arquivos dos trabalhos dos alunos, Mostra pedagógica.

2)      Avaliação institucional:
A)        Comunidade interna/trabalho da Equipe Gestora e demais profissionais da educação;
B)         Colegiado/APM/Conselho de Escola/Grêmio/Série/Ano;
C)         Comunidade externa/atuação da comunidade

3)      Ações para solução dos problemas apontados.


Dia: 09/03 – 1) Análise dos Resultados obtidos do trabalho realizado e definições de prioridades.

         Procedimentos:
·        Refletir sobre os resultados de Aprendizagem dos alunos/2011 partindo do 5º Mapa de Sondagem com a Avaliação Diagnóstica/2012, e verificar quais conhecimentos os alunos revelam, norteados pelas expectativas de aprendizagem;
·        Traçar em termos de Expectativa de Aprendizagem quais metas a escola estabelecerá nos planos de ensino.

Considerando o Plano de Ensino:
·        Levantar ações que podem ser planejadas para atender:
a)     os alunos que não conseguiram atingir as expectativas prevista para o ano em curso;
b)    os alunos que atingiram as expectativas de aprendizagem, para que continuem a avançar.

2) Elaboração do Plano de Ações – com a finalidade de atender de forma pontual e organizada as necessidades de aprendizagem detectadas no processo ensino aprendizagem.

        








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