Planejamento Escolar do ano de 2012
Dias de Planejamento: 7, 8 e 9 de março de 2012.
Horário: 8:00 às 14:00 h
Dia: 07/03 – Equipe de PCOPS – Diretoria de Ensino de Guaratinguetá
Matemática: Laide Leni Lacerda Neves Molero Martins;
Educação Física: Moacir Sant’Ana Guimarães;
Ciclo I: Ignez Maria dos Santos Silva.
Equipe de Supervisores: Acácio Alves de Oliveira e Leda Helena Galvão Oliveira Farias.
Dia: 08/03:
· DVD – GRANDES EDUCADORES, Paulo Freire.
· Apresentação do Calendário Escolar 2012
· Devolutiva da Avaliação Final/2011 aos professores contemplando os seguintes itens:
1) Análise Pedagógica:
A) As dificuldades didáticas/pedagógicas que foram pontuadas pelo professor na condução do processo de recuperação contínua/paralela;
B) Os projetos e sequências didáticas desenvolvidos na implementação do Programa Ler e Escrever (sucesso e dificuldade);
C) HTPC e sua Organização: o aprendizado na formação continuada e quais conteúdos devem ser relançados para estudo;
D) O destaque da atuação do professor: colocações sobre quais atividades realizaram com sucesso;
E) Organização e registro do cotidiano do professor: seus avanços e sobre o que precisa melhorar quanto Planos de Aula, Diário de Classe, Rotina, Registro das Pautas de HTPCs, Roda de Leitores, Roda de Jornal, Leitura em voz alta, Avaliações bimestrais; Arquivos dos trabalhos dos alunos, Mostra pedagógica.
2) Avaliação institucional:
A) Comunidade interna/trabalho da Equipe Gestora e demais profissionais da educação;
B) Colegiado/APM/Conselho de Escola/Grêmio/Série/Ano;
C) Comunidade externa/atuação da comunidade
3) Ações para solução dos problemas apontados.
Dia: 09/03 – 1) Análise dos Resultados obtidos do trabalho realizado e definições de prioridades.
Procedimentos:
· Refletir sobre os resultados de Aprendizagem dos alunos/2011 partindo do 5º Mapa de Sondagem com a Avaliação Diagnóstica/2012, e verificar quais conhecimentos os alunos revelam, norteados pelas expectativas de aprendizagem;
· Traçar em termos de Expectativa de Aprendizagem quais metas a escola estabelecerá nos planos de ensino.
Considerando o Plano de Ensino:
· Levantar ações que podem ser planejadas para atender:
a) os alunos que não conseguiram atingir as expectativas prevista para o ano em curso;
b) os alunos que atingiram as expectativas de aprendizagem, para que continuem a avançar.
2) Elaboração do Plano de Ações – com a finalidade de atender de forma pontual e organizada as necessidades de aprendizagem detectadas no processo ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário