VISITA AO SESC – TAUBATÉ/SP
Aos 29 dias do
mês de maio/2014 os alunos dos 5º anos A/B, no período da manhã concretizaram o
agendamento realizado via Programa Cultura é Currículo – Lugares de Aprender –
Sesc de Taubaté com o objetivo de interagir com a exposição que trouxe como
conteúdo temático a “Arte Brasileira”, contida em 60 obras expressas em
pinturas, telas e artes visuais. O título da exposição “Eu vi uma História Arte
e Narrativa”. O recorte proposto privilegia obras de arte popular que narram
situações cotidianas, anedotas e noticias políticas. Somando-se os detalhes de
cor, forma e conteúdos instam uma relação entre espaço, tempo e personagens que
ajudam a perceber encadeamentos de fatos próprios de uma narrativa. Neste
momento de visitação nossos alunos foram privilegiados com o objetivo maior que
é ter acesso aos bens cultuais e artísticos do Acervo Sesc de Arte Brasileira,
onde através dos mediadores puderam refletir sobre a função social e cultural
das artes visuais. Entre as dezenas de obras o foco maior foram as famosas geringonças do Mestre Molina, que
narram cenas do cotidiano em escultura com movimento e sincronia. Como
participação interativa os alunos foram convidados a colocar a imaginação em
cena e a criar pequenas narrativas de oficinas, onde a partir de palavras,
tinha o desafio de montar uma cidade imaginaria e a apreciar quadros de
diversos autores/pintores.
O que os alunos aprenderam desta
visita é que muitas histórias podem ser contadas a partir de uma obra de arte.
Este
aprendizado terá continuidade nas aulas de Artes e integrará o conteúdo
previsto para artes visuais em nosso currículo escolar.
VISITA AO MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO DOM PEDRO I E DONA LEOPOLDINA.
No dia 29/05/2014
os alunos dos 4º anos A e B foram contemplados com uma viagem – visita – do
Programa Cultura é Currículo Lugares de Aprender. O local visitado foi o Museu
Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
O
objetivo maior desta viagem foi permitir aos alunos o acesso às informações
culturais e sociais numa viagem através do tempo de como era a vida no Vale do
Paraíba no período colonial brasileiro.
Através dos
monitores, os alunos juntamente com seus professores foram orientados
historicamente sobre este local e aprendizagem externa a escola.
As informações contemplaram desde o início do
seu projeto de construção, observando-se sua arquitetura como também o acervo
que o compõe, não economizando nada sobre suas curiosidades, o que mantinha o
aluno atento no ouvir e em fazer perguntas sobre. Foram informados de que todo
o acervo foi fruto de doações das famílias da cidade, muitas da zona rural e
das antigas sedes das fazendas de café.
Ficaram interessados nas
estruturas dos móveis, do prédio e na exposição temática sobre os escravos e os
indígenas.
O objetivo de
ampliar os conhecimentos já construídos foi alcançado. Será proposta aos alunos
visitantes a produção de um relatório com foco no que mais chamou a atenção ou
despertou curiosidade, que será exposto no mural da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário