quarta-feira, 4 de junho de 2014

Programa Cultura é Currículo – Lugares de Aprender

VISITA AO SESC – TAUBATÉ/SP


Aos 29 dias do mês de maio/2014 os alunos dos 5º anos A/B, no período da manhã concretizaram o agendamento realizado via Programa Cultura é Currículo – Lugares de Aprender – Sesc de Taubaté com o objetivo de interagir com a exposição que trouxe como conteúdo temático a “Arte Brasileira”, contida em 60 obras expressas em pinturas, telas e artes visuais. O título da exposição “Eu vi uma História Arte e Narrativa”. O recorte proposto privilegia obras de arte popular que narram situações cotidianas, anedotas e noticias políticas. Somando-se os detalhes de cor, forma e conteúdos instam uma relação entre espaço, tempo e personagens que ajudam a perceber encadeamentos de fatos próprios de uma narrativa. Neste momento de visitação nossos alunos foram privilegiados com o objetivo maior que é ter acesso aos bens cultuais e artísticos do Acervo Sesc de Arte Brasileira, onde através dos mediadores puderam refletir sobre a função social e cultural das artes visuais. Entre as dezenas de obras o foco maior foram  as famosas geringonças do Mestre Molina, que narram cenas do cotidiano em escultura com movimento e sincronia. Como participação interativa os alunos foram convidados a colocar a imaginação em cena e a criar pequenas narrativas de oficinas, onde a partir de palavras, tinha o desafio de montar uma cidade imaginaria e a apreciar quadros de diversos autores/pintores.
O que os alunos aprenderam desta visita é que muitas histórias podem ser contadas a partir de uma obra de arte.
Este aprendizado terá continuidade nas aulas de Artes e integrará o conteúdo previsto para artes visuais em nosso currículo escolar.


VISITA AO MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO DOM PEDRO I E DONA LEOPOLDINA.


No dia 29/05/2014 os alunos dos 4º anos A e B foram contemplados com uma viagem – visita – do Programa Cultura é Currículo Lugares de Aprender. O local visitado foi o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
            O objetivo maior desta viagem foi permitir aos alunos o acesso às informações culturais e sociais numa viagem através do tempo de como era a vida no Vale do Paraíba no período colonial brasileiro.
Através dos monitores, os alunos juntamente com seus professores foram orientados historicamente sobre este local e aprendizagem externa a escola.
 As informações contemplaram desde o início do seu projeto de construção, observando-se sua arquitetura como também o acervo que o compõe, não economizando nada sobre suas curiosidades, o que mantinha o aluno atento no ouvir e em fazer perguntas sobre. Foram informados de que todo o acervo foi fruto de doações das famílias da cidade, muitas da zona rural e das antigas sedes das fazendas de café.
Ficaram interessados nas estruturas dos móveis, do prédio e na exposição temática sobre os escravos e os indígenas.
O objetivo de ampliar os conhecimentos já construídos foi alcançado. Será proposta aos alunos visitantes a produção de um relatório com foco no que mais chamou a atenção ou despertou curiosidade, que será exposto no mural da escola.











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