segunda-feira, 28 de julho de 2014

REPLANEJAMENTO 2014



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de ensino - região de guaratinguetá   
   EE “Prof.ª MARIA DA CONCEIÇÃO QUERIDO” - CUNHA - SP     
Rua Dr. Alfredo Casemiro da Rocha Filho, 156 – Cajuru – TEL. (12) 3111-1257 – Fax 3111-1702

Replanejamento_25/07/2014
“Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transforma o mundo”
(Paulo Freire)
Período da manhã: das 08:00 às 12:00 h

OBJETIVOS:
Ø  Retomada dos estudos feito no Planejamento do início do ano letivo 05 e06/03/2014;
Ø  Retomar a compreensão e a finalidade da Avaliação Diagnóstica Inicial, mediante a reaplicação realizada no mês de junho, conforme orientação do documento expedido pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais –CEFAI-Roteiro de Avaliação Diagnóstica de Conhecimentos Matemáticos;
Ø  Levantar através da correção da 2º prova e da tabulação dos resultados obtidos se houve avanço quando comparados com a 1º avaliação;
Ø  Replanejar, mediante os diagnósticos realizados, boas situações de aprendizagem a serem propostas aos alunos nos itens que revelam comprometimento das expectativas de aprendizagem expressas em competências/habilidades nos eixos avaliados.
Ø   Montar mapa da classe por ano/turma para dar visibilidade comparativa dos avanços bem como destacar quais alunos precisam de procedimentos e atividades adequadas para avançarem no desempenho escolar.
Ø  Estudar as propostas de ensino dos números racionais pelo EMAI (1º ao 5º ano)
Ø  Divulgar o Projeto Escola da Família;
Ø  Revisão dos planos de ensino para adequação;
CONTEÚDOS:
Ø  Avaliação diagnóstica dos alunos (reaplicação);
Ø  Quadro 1: Análise do nº. de acertos por ano/turma quanto ao conteúdo da prova ( 1º e 2º avaliação);
Ø  Quadro 2: Análise das questões, das competências/habilidades e intervenções;
Ø  Seqüências de Atividade do EMAI (estudo dos números racionais).
DESENVOLVIMENTO:
1-       Acolhimento dos docentes e PCNPs representantes da Diretoria de Ensino pela equipe gestora;
2-       Abertura dos trabalhos feito pela Diretora da Escola;
3-       Leitura em voz alta pelo PCP;
4-       Dinâmica de grupo feita pela Vice-Diretora;
5-       Café;
6-       Divulgação dos projetos da Escola da Família;
7-       Correção/Revisão das avaliações diagnósticas, aplicadas em junho, de matemática, de conformidade com as orientações da CGEB/SEE/SP e mediadas pela PCP;
8-        Preenchimento dos quadros 01 e 02;
9-        Construção mapa da classe ano/turma, observando-se o resultado do desempenho dos alunos;
10-   Proposta de atendimento adequado aos alunos que se encontram abaixo das expectativas de aprendizagem, propostas para o ano em curso e formas de registro e acompanhamento.
Almoço: das 12:00 às 13:30h
Período da Tarde: das 13:30 às 17:30h
Objetivos:
Ø  Discutir a temática retomada no início do 2º semestre “A escola que se tem e a escola que se quer”;
Ø  Apresentar plano de trabalho da professora mediadora para o 2º semestre;
Ø  Revisão dos planos de ensino para adequação;
Ø  Definir com os professores da sede e das escolas rurais quais projetos e seqüências didáticas, previstas no Plano de Ensino, serão desenvolvidos, com foco no seu alinhamento e formas de registrar, para facilitar aos professores e à equipe gestora e demais envolvidos no acompanhamento das propostas de intervenções;
Ø  Formar grupo de estudos com os professores distribuindo as unidades que contemplam o ensino dos números racionais e geometria com foco na aprendizagem tendo a participação do professor como protagonista no desenvolvimento do currículo em sala de aula e na construção da aprendizagem dos alunos.
Conteúdo
Ø  Plano de ensino de Língua Portuguesa propostos pelo “Ler e Escrever” (1º ao 5º anos)
Ø  Plano de atividades propostas nas seqüências e atividades do EMAI que foquem o ensino/aprendizagem dos números racionais e geometria.
Desenvolvimento
Ø  Apresentação do Plano de Trabalho da professora mediadora para o 2º semestre com interação dos professores;
Ø   Retomada da temática “A escola que temos e a escola que queremos”. Registros e propostas de soluções/atendimentos;
Ø  Alinhamento dos planos de ensino de Língua Portuguesa;
Ø  Café
Ø  Formação de grupos de estudo das unidades/seqüências do EMAI que propõe o ensino/aprendizagem do conteúdo dos números racionais. Socialização, pelo grupo dos estudos realizados, com foco na expectativa de aprendizagem, na conversa inicial e na problematização, itens colocados a cada atividade proposta.
Observações
Os professores das demais disciplinas, assim como os professores do CEL terão como pauta norteadora o que segue:
Ø  Retomar o Plano de Ensino pertinente e definir o conteúdo programático a ser desenvolvido, norteados pelas expectativas de aprendizagem, tendo como ponto de partida o que foi realizado no 1º semestre;
Ø  Reavaliar mediante levantamento das dificuldades de ensino/aprendizagem novos procedimentos e estratégias de ensino, bem como intervenções pertinentes para o avanço escolar no domínio dos conteúdos;
Ø  Propor formas de registrar e instrumentos de acompanhamento da trajetória escolar da turma;
Ø  Apontar e elencar materiais de consumo e de ordem didática/pedagógica para o desenvolvimento do currículo escolar.

Responsáveis: Equipe Gestora
Hilda Mariano Ferraz Maradey – Diretor de Escola
Isanira Fernandes da Silva Carvalho – Vice- Diretor de Escola
Wagner do Espírito Santo Fernandes - Vice- Diretor da Escola da Família
Nígeme Cacilda Abdalla de França – PCP
Maria José Velloso – PMEC
Moacir San’tana Guimarães – PCNP – Diretoria de Ensino de Guaratinguetá.















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